6 de maio de 2011

Yepocá em Cena, a mostra

Este ano acontece a 3ª edição do projeto, que já rodou outras cidades mineiras, tais como Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. Com sua programação diversificada, já interagiu e encantou um público estimado em mais de 10 mil pessoas.

Espetáculo "Hypólita - uma história de amor"
"Yepocá em Cena" é uma mostra composta pelos espetáculos teatrais do repertório da Cia de Yepocá de Teatro. Além de oficinas, palestras e debates com os integrantes e parceiros do grupo, com o foco nas áreas da arte-educação, Teatro de Bonecos e na arte do Palhaço.

O projeto procura possibilitar o acesso às artes cênicas a um amplo universo de espectadores, contemplando todas as idades e classes sociais, que nem sempre têm oportunidade de contato com a linguagem teatral, seja por falta de recursos financeiros ou mesmo de informação. O projeto procura fomentar a cultura teatral nas comunidades locais, abrangendo artistas, estudantes, educadores e interessados em geral, oferecendo um repertório inovador em arte como ferramenta de inclusão sócio-cultural e educativa. 

A programação do projeto "Yepocá em Cena" funciona como veículo de reflexão sobre temáticas do cotidiano. Elementos de conteúdo profundo, mas tratados de forma lúdica e divertida, permeiam tanto os espetáculos quanto as discussões e oficinas oferecidas pelo grupo. Além disso, com o acesso gratuito a toda programação do evento, a expectativa é de atingir espectadores de todas as idades e camadas sociais, ampliando cada vez mais a reflexão em torno de temáticas como meio ambiente, discriminação e ética.




FICHA TÉCNICA - YEPOCÁ EM CENA 2011

Espetáculo "Sem Fonia Musical"
Concepção: Bruno Godinho e Luísa Goreti Coordenação geral: Bruno Godinho Coordenação de produção: Luísa Goreti Apoio de produção e Montagem de Palco: Camilo Rocha Montagem técnica, operação de luz e som: Henrique Machado e Joana D’Arc Assessoria de Imprensa: Mariana Lima Auxiliar administrativo: Rosy Costa Programação Visual: Heloy Godinho


PATROCÍNIO E APOIO: 

Patrocínio: Plantar S/A e Maxion S/A Incentivo: Lei Federal de Incentivo à Cultura

---


Oficina de bonecos na mostra Yepocá em Cena 2010
Esta semana já começamos (na terça-feira) as atividades na cidade de Morada Nova de Minas (MG). E na semana que vem estaremos em Curvelo (MG). Se você está interessado em aprender um pouco mais sobre a "arte de brincar", ou mesmo conhecer mais sobre como manipular bonecos e objetos, aproveite as oficinas oferecidas na mostra. Além é claro, da palestra sobre arte-educação e a mesa redonda sobre produção cultural. A participação em qualque atividade é gratuita e aberta ao público em geral.

Em breve mais informações e a programação da semana em Curvelo, fique ligado. 

Mesa Redonda sobre produção cultural em Morada Nova de Minas (MG)

Acontece amanhã (7 de maio), às 09h, na Casa de Cultura da cidade de Morada Nova de Minas a mesa redonda com o tema “PRODUÇÃO CULTURAL - Perspectivas do trabalho solo e em grupo”. Realizada dentro da programação do "Yepocá em Cena 2011 - Mostra Teatral Itinerante". Convidamos a toda comunidade artística e interessada para participar dessa saudável discussão.

Propomos um debate sobre os rumos da produção teatral local, estadual e no âmbito nacional. Com a participação dos integrantes da Cia de Yepocá, os oficineiros da mostra, artistas locais, empreendedores culturais locais e interessados em geral. A participação é gratuita.

09 às 12 horas
Mesa redonda - Tema: Produção Cultural
Casa da Cultura
Morada Nova de Minas (MG) 


---

No mesmo dia, apresentaremos a peça "O Papel Roxo da Maçã", às 19h, na E.M. Heloísa de Campos Santos. Venha conferir, a entrada é franca.

19 horas
Espetáculo "A Fabulosa Redonda Flor"
E.M. Heloísa de Campos Santos
Morada Nova de Minas (MG) 

2 de maio de 2011

Oficinas em Morada Nova de Minas - Yepocá em Cena 2011

“A ARTE DE BRINCAR – INICIAÇÃO AO TEATRO”

A oficina propõe um contato com a linguagem teatral, visando que os alunos trabalhem e melhorem aspectos de suas vidas junto ao seu grupo social, familiar e artístico. Com ênfase no estudo do jogo do palhaço, com trabalho específico nas mais diversas práticas relacionadas ao jogo clownesco, e suas formas de atuação.

Para os profissionais já ligados às artes cênicas, é uma oficina extremamente interessante pela abordagem que se dá com intenso trabalho de improvisação. Para educadores, além do trabalho de improvisação, propõe-se dinâmicas que poderão ser utilizadas junto aos seus alunos.

Oficina ministrada por um dos fundadores da Cia de Yepocá, Bruno Godinho.




“HISTÓRIAS COM BONECOS, TRECOS E OBJETOS”

Técnica de contar histórias utilizando o teatro de bonecos e objetos. O grupo trabalha exercícios de sensibilização: o despertar das mãos, os objetos de infância, dinâmicas de contação de histórias e manipulação de bonecos e objetos para no final criar uma curta história de fechamento. 

Oficina realizada em parceria com o grupo ALDEIA – Teatro de Bonecos.


Informações e inscrições na Secretaria Municipal de Educação e Cultura: (38) 3755.1100


Confira a programação da mostra em Morada Nova de Minas aqui

1 de maio de 2011

Yepocá em Cena 2011 leva cultura e reflexão a Morada Nova de Minas

Companhia de Teatro Yepocá promove espetáculos, oficinas e mesa redonda na sua Mostra Teatral Itinerante 2011

Durante a semana de 3 a 8 de maio, Morada Nova de Minas (MG) vira palco da primeira semana do projeto “Yepocá em Cena – Mostra Teatral Itinerante 2011”. A Companhia de Teatro Yepocá, de Belo Horizonte / MG, leva ao público muita diversão e sorrisos com uma programação diversificada, com espetáculos, oficinas, palestra e mesa redonda. As atividades são todas GRATUITAS. 

As oficinas e o debate, abertos ao público, vão acontecer na Casa de Cultura. Já as escolas da rede municipal E.M. Heloísa de Campos Santos, E.M. Dom Orione (Povoado de Campo Alegre) e Duque de Caxias (Povoado de Cacimbas) vão receber as apresentações dos espetáculos “O Papel Roxo da Maçã” e “A Fabulosa Redonda Flor”, recomendados para todas as idades. A entrada para os espetáculos é gratuita e aberta ao público. 

Serão oferecidas oficinas de iniciação ao teatro e teatro de bonecos também abertas ao público. A proposta é proporcionar aos oficinandos uma melhora na expressão corporal, sensibilidade artística manual e o desenvolvimento de habilidades que poderão ser descobertas durante os trabalhos. Dessa forma, podendo melhorar também aspectos da vida junto ao grupo social, familiar e artístico. Para participar das oficinas é preciso se inscrever previamente, e as vagas são limitadas!

Informações e inscrições na Secretaria Municipal de Educação e Cultura: (38) 3755.1100

Confira a programação da primeira semana do Yepocá em Cena 2011 clicando aqui.